CONHEÇA O CORNISH
Origem da raça, características, curiosidades e temperamento
A Origem Da Raça
O Cornish Rex surgiu em 21 de julho de 1950, em Bodmin Moor, Cornwall, Inglaterra. Nina Ennismore encontrou um gatinho com uma pelagem incomum entre seus irmãos. Esse gatinho, chamado Kallibunker, tinha pelos encaracolados e uma aparência diferente dos gatos domésticos tradicionais. Ao notar as diferenças de Kallibunker, Ennismore consultou o veterinário Dr. Jude, que identificou a mutação genética responsável pela pelagem distinta. Ele sugeriu que Kallibunker fosse acasalado com sua mãe, Serena, para perpetuar a mutação. Em 1952, nasceram filhotes com a mesma pelagem ondulada, estabelecendo a base para a raça Cornish Rex. Ennismore, familiarizada com a mutação Rex em coelhos, nomeou a nova raça de gatos como "Rex". Kallibunker foi acasalado com diversas raças, como Burmeses e Siameses, e a mutação foi confirmada como recessiva. Nos anos 50, Brian Stirling-Webb assumiu a criação dos Cornish Rex e, em 1961, descobriu outro gato Rex, Kirlee, em Devon. Kirlee deu origem ao Devon Rex, uma mutação genética distinta. Nos Estados Unidos, a raça Cornish Rex ganhou rapidamente popularidade. Em 1963, foi aceita para campeonatos pela Canadian Cat Association e American Cat Fanciers Association. Inicialmente, a CFA registrava todos os Rex como Cornish até 1979, quando reconheceu oficialmente o Devon Rex como uma raça distinta. Hoje, o Cornish Rex é conhecido por sua pelagem única e seu corpo delgado e elegante. A raça é apreciada não só por sua aparência exótica, mas também por seu temperamento encantador e carinhoso.
Características
Os primeiros apreciadores de gatos, conhecidos como felinófilos, surgiram na Europa. Eles impulsionaram os primeiros criadores e organizaram as primeiras exposições felinas. Em 1910, foi fundada na Grã-Bretanha a primeira federação de clubes felinos, a Governing Council of the Cat Fancy. Já em 1949, surgiu a Federação Internacional Felina da Europa (FIFe). A primeira exposição felina aconteceu em Londres, em 1871, com a participação de pouco mais de 300 animais, principalmente Persas, Siameses e Sagrados da Birmânia. Exposições continuam sendo o evento mais importante na gatofilia, pois representam o resultado de anos de estudo e seleção cuidadosa. O objetivo de qualquer exposição é selecionar os melhores animais apresentados. Juízes especializados avaliam cada filhote de acordo com os padrões específicos de sua raça, procurando características que exemplifiquem saúde e beleza conforme o Standard estabelecido. Para os criadores, é um momento crucial para demonstrar a qualidade e o cuidado investidos em seus programas de criação. Especificamente para o Cornish Rex, suas características únicas são avaliadas meticulosamente. Este gato não é apenas conhecido por sua aparência exótica, mas também por seu temperamento amigável e ativo. Para quem deseja conhecer mais sobre os padrões do Cornish Rex, confira abaixo as características específicas dessa raça, destacadas na imagem a seguir:
Temperamento
O Cornish Rex é um gato extremamente afetuoso e nada tímido com desconhecidos. São muito ativos, até mais do que muitos dos seus congêneres siameses e orientais, e esse temperamento enérgico persiste até a velhice. São animais de estimação perfeitos para proprietários que desejam gatos participativos e presentes na vida familiar. Embora comunicativos, não chegam a ser tão vocais quanto os siameses e orientais. Muitos criadores acreditam que eles se expressam mais por linguagem corporal do que por miados. A vocalização das fêmeas durante o cio é moderada, e são gatos precoces, podendo cruzar já aos seis meses. Conhecidos por sua autoconfiança e vontade de interagir com as pessoas, eles se destacam pela incrível capacidade de adaptação a novos ambientes e mudanças no cotidiano. Seu nível de atividade é muito alto, superando até o dos siameses para alguns criadores. Embora geralmente amigáveis com todos, os machos férteis podem ser bastante territoriais. Para mim, não há raça melhor. Eles são festivos e estão sempre à procura de contato, não gostam de ficar isolados em um canto. São interativos com tudo e todos, sempre prontos para uma brincadeira. São eternos palhaços, sempre prontos para correr, se esconder e aparecer de novo, como em um eterno pique-pega. Resumindo, são apaixonantes e viciantes!
Curiosidades
A popularidade do Cornish Rex se deve principalmente à sua aparência original e distinta, que atrai aqueles com gostos diferenciados. Seu pelo ondulado não é a única característica única; seu corpo esguio e musculoso também sugere um alto nível de atividade, e o Cornish Rex literalmente ama a diversão. Além da pelagem, esta raça possui uma cabeça e um tipo de corpo distintos. O corpo do Cornish Rex é longo e delgado, muitas vezes comparado a um cão Whippet, com ossos finos, pernas longas, uma linha superior curvada e uma caixa torácica em forma de barril. Apesar de sua aparência delicada, esses gatos são extremamente fortes e musculosos. Todas as cores são reconhecidas, e seu pelo curto, que parece áspero, é na verdade incrivelmente macio, semelhante ao veludo ou seda. As grandes orelhas, inseridas no alto da cabeça pequena e em forma de ovo, combinadas com um nariz romano e olhos médios a grandes e ovais, conferem ao Cornish Rex uma aparência única. "Rex" é um termo usado para designar mutações genéticas que tornam a pelagem crespa em gatos, coelhos, ratos e outros animais. No caso do Cornish Rex, a mutação resulta em ondulações no subpelo macio. Até mesmo os bigodes e sobrancelhas costumam ser enrolados. Por ser composto exclusivamente de subpelo, o Cornish Rex não está bem protegido contra raios solares ou frio. Muitas pessoas acreditam que o Cornish Rex é hipoalergênico devido ao seu pelo curto, mas isso não é totalmente verdade. A ausência dos pelos principais pode aliviar os sintomas de algumas pessoas, mas se a sensibilidade for à saliva ou aos folículos de pele morta, a alergia pode persistir. Os pelos do Cornish Rex caem, mas a troca é mínima em comparação com outros gatos. O Cornish Rex é dinâmico e criativo, sempre em busca de brincadeiras, escaladas e correria. O tempo de descanso diário de um Cornish Rex é de 10 a 13 horas, em comparação com as 16 a 18 horas de um gato normal, tornando-o extremamente ativo e interativo. Muitos Cornish Rex têm o hábito de saltar do chão diretamente para os ombros das pessoas, mostrando sua adaptabilidade e natureza curiosa. Eles se adaptam bem a viagens e novos ambientes, diferentemente de outros gatos. Outra curiosidade é o apetite legendário do Cornish Rex. Com um nível de atividade elevado, eles precisam de uma grande quantidade de energia para se manterem ativos. Sua temperatura corporal é um grau acima do normal, o que também contribui para um maior consumo de energia. Diferente da maioria dos gatos, quando abanam a cauda incessantemente, é sinal de alegria, e eles se expressam muito mais através da linguagem corporal. A vocalização no cio é moderada, e são sexualmente precoces. Machos férteis podem ser muito territoriais.