ADOÇÃO X COMPRA

Apoiamos a adoção e discriminamos a criação sem propósito, sem regulamentação ou como forma de meio de vida. Não apoiamos de maneira alguma a criação de fábrica de filhotes ou as chamadas de “criação de fundo de quintal”. Adotar muitas vezes implica em receber um animal em sua casa que não teve a chance de ser amado ou passou boa parte de sua vida nas ruas. Precisamos lutar sim contra esse lado obscuro que cerca a criação de fundo de quintal, ela não contribui em nada.

Precisamos focar também na posse responsável, sobretudo na castração, porque esse é um dos maiores problemas que ocorre com animais de rua.

 

A castração não é uma opção, é uma obrigação.

Se você tem um animal, seja de raça ou não, não existe a necessidade de cruza-lo. Não existe essa história de netinhos. Se você quer se tornar um futuro criador, estude genealogia a fundo, estude genética, invista em animais saudáveis, tenha paciência pois muitas vezes o melhor a fazer é não cruzar. Seja uma pessoa correta, e não se esqueça: VOCÊ ESTARÁ LIDANDO COM VIDAS.

Ser um criador não te isenta da responsabilidade de acompanhar o filhote pelo resto da vida dele só porque ele foi vendido, lembre-se que ele faz parte da sua criação. É uma responsabilidade bem grande.  

 

Algumas pessoas optam pela adoção, outras por um animal de raça, e não há nenhum problema nisso desde que faça com consciência. Não adianta tirar o animal da rua e deixá-los ter acesso a mesma, ou não dar uma alimentação adequada ou assistência veterinária. Você que adota e tem dezenas de animais amontoados em casa não se torna melhor que um criador de fundo de quintal. Isso não proporciona nenhum bem a eles. Existem várias formas de ajudar caso você não possa adotar ou não queira comprar: você pode apadrinhar, ser um voluntario em uma ONG, orientar da forma correta as pessoas...

 

Quem opta por um animal de raça e opta pela compra, faça a coisa certa: procure um criador idôneo, troque informações, pesquise a raça em questão para ver se vai se adaptar no seu dia a dia e que combine com a sua personalidade, jamais compre por impulso.

 

Não financie a venda em Petshop, não compre animais em sites de compra e venda, e afins (alguns criadores utilizam esses sites para divulgação de sua criação, caso encontre veja se ele tem um site oficial ou uma Página). Pesquise bem, pois é só assim que você vai saber separar o joio do trigo. Procure conhecer o máximo que puder sobre a raça que pensa em adquirir

 

A documentação também é importante. Procure saber em qual clube e associação o criador é afiliado e procure se informar sobre o clube/associação também. Alguns clubes/associações são apenas simbólicos, não tendo a documentação reconhecida em nenhuma associação  (deixarei no final a lista das associações felinas aceitas mundialmente, e que tem sede no Brasil).

 

Não caia no conto do vigário do tipo “é barato porque não sou criador”, “é barato porque não tem pedigree e é caro pra registrar”, “é barato porque eu não vivo disso, mas pra cobrir os custo”... Criar não é barato, mas tudo isso são desculpas de quem não faz nada pela raça que cria e realmente não faz um trabalho sério. Criação sai caro, existe um investimento sobre ela que a chance de haver retorno quase sempre é pequena, isso não é um trabalho ou um complemento de renda, isso não existe pra quem cria como se deve criar, e, ou você ama o que faz ou não!

Quando o criador é idôneo, ele investe pesadamente em seus animais, quando você compra um filhote de raça por um preço abaixo do que ele realmente vale você está contribuindo para uma criação de fundo de quintal, você está adquirindo algo que apenas se parece com a raça que se deseja e com uma saúde genética questionável.

Agora vamos falar sobre valores.

Porque muitos acham tão caro um filhote sendo que existem filhotes da mesma raça com valores tão acessíveis?

Um criador idôneo investe alto em seus animais, e faz isso enquanto a sua criação for ativa, e quando você paga, por exemplo 3.500 reais em um determinado filhote, você está pagando uma parte de tudo custo que ele teve para aquele lindo e saudável filhote chegar até você.

Para você entender melhor vamos as contas!

Para o criador, a matriz e o padreador provavelmente custaram 3x mais do que você pagou no filhote por serem animais destinados para criação. Quando importados, os valores podem ser ainda maiores: Além do pagamento ser efetuado em outra moeda (Euro ou Dólar), ainda existem gastos com o transporte do animal e em alguns casos, existe também uma taxa alfandegaria( hoje é cobrado 60% do valor do animal mais 60% do valor do transporte). Posso afirmar isso por ter exemplares que vieram de outros países e portanto tive que arcar com todos esses custos.

Você levará em torno de 12 meses depois da chegada deles até tirar alguma ninhada. Durante esse período você tem outros gastos com eles, que são, uma alimentação Super Premium, granulado higiênico, exames, veterinário, vermífugo, anti pulgas, vitaminas e medicamentos.

 

Existe ainda investimentos como infraestrutura do gatil, mão-de-obra com os cuidados como banho, controle veterinário, exposições (que são de extrema importância para os criadores), documentação de registro dos animais, anuidade da associação a qual se é afiliado...

Chega finalmente os desejados bebes: uma ninhada de 2 a 4 gatinhos

Além dos cuidados exaustivos, tem a alimentação dos filhotes, as vacinas a partir dos 60 dias, microchip e castração (contando que os gatinhos cresçam saudáveis sem nenhum imprevisto que exija visitas extras ao veterinário).

São muitos cuidados e gastos, com a certeza de que você terá um filhote ideal: saudável e dentro dos padrões da raça (não somente as características físicas, mas também com um excelente temperamento).

Agora você acha que realmente alguém que vende um filhote a 600 ou 1000 reais investe na saúde e bem-estar dos pais e filhotes? Você acha que realmente esse tipo de "criador" se importa com seus animais e com a raça que cria? Não, não se importa. Então você que deseja ter uma animal da raça X, pesquise, procure entender, questione, entenda o porquê do valor de um filhote não é tão baixo assim (nenhum cão ou gato de raça que tenha qualidade e saúde vai ser menos do que dois mil reais) e caso por questões pessoais ou até mesmo financeira não possa ou não queira pagar tal valor sempre há a opção de adotar também, o amor é o mesmo!

 

Mas nunca, nunca financie esse tipo de criação, feito nas coxas, sem propósito algum, sem respeito e responsabilidade, pois quem que procura o "melhor preço" é quem financia as fábricas de filhotes. E são os filhotes adquiridos desse modo e a criação séria é que infelizmente pagam o preço!

 

Associações felinas conhecidas mundialmente e com sede no Brasil

Cat Fanciers' Association - CFA

A CFA é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1906 nos Estados Unidos. É o cartório mais antigo de registro de gatos de raça. A primeira exposição foi realizada no mesmo ano em Buffalo e em Detroit e a primeira exposição nacional em 1907 no Madison Square Garden. Hoje a CFA agrupa 500 clubes espalhados por todos os continentes.

 

Fédération Internationale Féline - FIFe

A FIFe é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1949 por três clubes que representavam a Bélgica, a França e a Itália. A primeira exposição foi realizada em Paris no mesmo ano. Registrada em Luxemburgo, a federação agora reúne 41 países, emite 110.000 linhagens, gerencia 3.000 gatis e, a cada ano, mais de 650 exposições são organizadas sob seu nome.

The International Cat Association - TICA

A TICA foi fundada em 1979 nos Estados Unidos. Essa associação está presente no mundo todo mantém um registro baseado em critérios genéticos, e não apenas em fenótipos. Ela também mantém o maior registro do mundo de gatos domésticos que podem participar em suas exposições.

 

The World Cat Federation - WCF

A Federação Mundial de Gato foi fundada no Rio de Janeiro em 1988. Atualmente sua sede é na Alemanha. Hoje a WCF reúne mais de 540 membros em todo o mundo.

Informaçoes & Reservas

32 991144230

segatarex@gmail.com

Siga-nos 

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Whatsapp
  • Mensenger
  • Email

Copyright © 2019 Gatil Segata Rex - All rights reserved - Designed by Alexandre Gonçalves